Empretec- SEBRAE

Receba Mensagens Iluminadas no seu E-mail.
É grátis!
Escreva seu endereço de E-mail:

O Empretec é desenvolvido em 34 países pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e promovido no Brasil pelo Sebrae. O programa foi adotado no estado, em 1997, com o objetivo de contribuir para que empresários e empreendedores alcancem melhores resultados nos negócios, aumentando a lucratividade, além de estimular e gerar novas oportunidades de investimentos.

Além de conhecer o motivo pelo qual consegue-se o sucesso empresarial e os fatores que levam ao fracasso, também se pode saber mais sobre a importância dos empreendedores para o desenvolvimento econômico do país. O Empretec prova que o comportamento do empreendedor é mais importante que o grau de escolaridade, nível social, sexo ou capacidade de investimento. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento de pequenas empresas, através do reforço de características comportamentais dos empresários, como iniciativa e persistência.

Metodologia – Pela metodologia do Empretec, empresários e profissionais de todas as áreas podem alcançar o sucesso nos negócios e desenvolverem o comportamento empreendedor, que, de acordo com o resultado de anos de pesquisa da ONU, todos possuem. O programa é voltado para a percepção e análise das características pessoais de cada empreendedor, levado a fazer uma auto-avaliação e um levantamento dos pontos fracos e fortes de seu comportamento e de sua administração.

A capacitação é direcionada para proporcionar-lhe as ferramentas mais eficazes na gestão de seu negócio. A meta é definir quais são os fatores determinantes do sucesso de uma empresa para explorá-los ao máximo. Os resultados são o aumento do faturamento, da geração de emprego e renda e, principalmente, a redução, entre 30% a 40%, da taxa de mortalidade das empresas.

A metodologia do Empretec é aplicada em workshops intensivos (seminários), divididos em nove dias consecutivos, somando 80 horas, quando são abordados temas como administração, contabilidade, marketing, organização, recursos humanos e comportamento. Após a fase do seminário, empreendedores e empresários participam de encontros das turmas formadas pelo Empretec.

Os dez elementos – O Empretec é baseado nas pesquisas realizadas na década de 60 pelo psicólogo norte-americano David McClelland, que identificou nos empreendedores de sucesso dez elementos psicológicos marcantes. Ele passou, então, a desenvolver métodos para melhorar essas características e torná-las aplicáveis em situações empresariais.

Adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o programa passou a chamar essas qualidades de Características do Comportamento Empreendedor (CCE). O estudo provou que estas poderiam render ótimos resultados se corretamente estimuladas.

O programa permite que o empreendedor conheça e se identifique com as CCEs, tais como:
- capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios;
- persistência;
- disposição para correr riscos calculados;
- busca constante do mais alto padrão de qualidade;
- comprometimento com o produto final;
- procura de informações sobre o cenário; e
- estabelecimento de objetivo e metas, entre outras.

Ao final do programa, os participantes deverão estar aptos a detectar, com rapidez, novas oportunidades de negócios; melhorar a eficiência, aumentar os lucros em situações complexas; utilizar múltiplas fontes de informação e tomar e sustentar decisões frente a adversidades, entre outras metas.

Pesquisas feitas entre os participantes revelam um índice de 90% de aprovação. Mais informações sobre o calendário do seminário e das palestras do Empretec no estado do Rio de Janeiro podem ser obtidas pelo 0800 782020.

Fonte: SEBRAE-RJ

Gostou? Envie para um amigo. Gostou? Envie para um amigo.
Esta entrada foi publicada em Empreendedorismo e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Empretec- SEBRAE

  1. Benedito Dorindo de Jesus disse:
    Boas informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>